terça-feira, 29 de maio de 2012

Momentos - Fátima 2012

Caros amigos, à medida que for recebendo material sobre o Encontro Nacional da AAVD em Fátima irei publicando. Por agora será publicado o video que já foi visto no FB. Entretanto há muitos que não aderiram a essa rede social e já reclamaram pela falta de informação no Blog. Têm razão e tudo farei para a adiantar:


Terminado mais um pedaço de "momentos" vividos no Encontro, aqui fica! Espero que outros se lhe juntem!


ENCONTRO de FÁTIMA

     Conforme foi amplamente divulgado, realizou-se a 26 e 27 de Maio, o Encontro anual de Fátima dos ex-alunos do Verbo Divino.
     Na tarde de Sábado, os participantes foram chegando e logo na portaria do seminário encontravam caras conhecidas. Na recepção lá estavam os elementos da Direcção para fazerem o acolhimento e distribuição dos quartos.
      É com entusiasmo que os antigos alunos regressam ao local, onde estudaram nos anos da sua juventude. Os que frequentaram outras casas e não andaram em Fátima, já se habituaram a encontrar ali os amigos da associação. Vem gente de todo o país, com destaque para a região nortenha e para a zona da Grande Lisboa.
Clique para ampliar

     As saudações foram efusivas no reencontro de amigos, pois todos os anos aparece alguém pela primeira vez e outros que andaram ausentes por largo período. Reavivaram-se recordações do passado, e fez-se a actualização da vida no presente.
     O ponto alto deste Encontro foi a missa vespertina na Capela do Seminário, em que foram utilizados os mesmos bancos de há cinquenta anos, do tempo de alunos. Os cânticos foram assegurados por um coro, dirigido pelo António Registo. O acompanhamento musical teve no órgão electrónico o Madeira Antunes, nas violas o Vítor Batista e o Maurício, e ainda um grupo de concertinas, o que muito contribuiu para a solene eucaristia. Tudo foi cuidado ao pormenor, pois os participantes tinham um livrinho com os cânticos. Os acordes no órgão de tubos marcaram o início da celebração, fazendo lembrar as liturgias de outrora. O Presidente da associação leu uma saudação aos presentes, tendo o Pe. José Antunes dado as boas-vindas na homilia. Com fervor e devoção todos participaram com alegria, finalizando com um lindo cântico a Nª Senhora de Fátima.
     O serão recreativo decorreu no amplo Salão Nobre, com uma vasta assistência expectante. A animação esteve a cargo do Grupo de Concertinas "Tony, Afilhadas, Afilhados e Amigos", que apresentaram seu vasto repertório musical, em que não faltou o canto à desgarrada. Entre outros, lá estiveram a Marta e o João, que actuaram no Jantar do 3º aniversário do Blog. A reger esteve o Tony (Madeira Antunes) com o seu talento e mestria.
      Também actuou o Maurício, beirão de gema, que está com grande projecção por estar nos cinco finalistas do Concurso do Hino para a Selecção Nacional de Futebol, que servirá para apoiar a presença portuguesa no Euro/2012. Dedilhando a viola e com o seu “vozeirão” empolgou a assistência com várias canções, que mereceram estrondosas salvas de palmas.
      O serão decorreu num ápice, havendo no final uma ceia de convívio, com iguarias e bebidas em farnel partilhado.
      No Domingo houve uma romagem ao cemitério de Fátima, para se prestar homenagem aos irmãos e padres do Verbo Divino ali sepultados.
     A associação teve a sua Assembleia-geral para cumprir as formalidades legais e debate de temas da actividade interna.
     A culminar o almoço de convívio e a tradicional foto do grupo para a posteridade. Assinale-se a distribuição pelas mesas de cerejas da Cova da Beira, num simpático gesto beirão.
     No átrio da recepção trocaram-se as últimas impressões e na portaria fizeram-se as despedidas, operando-se a debandada rumo a casa, com os corações confortados e eivados de novo entusiasmo para divulgar os valores da mensagem verbita, a cuja vasta família pertencemos.
                                                                                           António Pinto     

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante.
Obrigado