domingo, 27 de novembro de 2011

Umas notas sobre o Magusto

A Região Sul, através dos seus Delegados da AAVD, Messias Gomes, António Pinto e Vicente de Almeida, organizou o tradicional magusto de S. Martinho. Vou apenas dar algumas notas, deixo a crónica para outras mentes mais inspiradas para estas coisas e que abundam entre nós, assim o queiram!

Habitualmente quando falo com algum ex colega sobre este acontecimentos, há uma expressão que oiço com frequência, "... eu não vou, porque é sempre a mesma coisa, são sempre os mesmos!". Hoje, estava para aqui a pensar no que haveria de vos dizer e veio-me esta inquietação, "somos sempre os mesmos?", seguida de uma certeza, seremos sempre os mesmos! Quem me substituirá? Quem te substituirá? É de facto a única possibilidade que temos, a de sermos nós, os mesmos... aqueles que vieram e também os que não vieram, uns porque não puderam outros porque não quiseram, que farão parte destes acontecimentos. Seremos sempre os mesmos, insubstituíveis! Por isso... essa de sermos sempre os mesmos!... não pega, quem queriam que fosse?

Há umas dezenas de anos que participo em actividades de antigos alunos do Verbo Divino e tenho reencontrado amigos que de outra forma teria sido impossível, a não ser por obra do acaso. Os "mesmos" que insistem e tornam estes encontros cada vez mais concorridos, ao organiza-los tornam possível esta maravilha de reencontrar amigos que há dezenas de anos não víamos, nem sabíamos do seu paradeiro... não é verdade José Peres Januário?... faz mais de 30 anos que não nos encontrávamos, se nos víssemos na rua seriamos dois estranhos, e no espaço de um mês é a segunda vez que nos encontramos. É a isto que se chama serem "sempre os mesmos"? Este, é apenas um caso recente... mas muitos de nós teríamos dezenas destes episódios para contar.

Outra nota que gostaria de deixar. É  cada vez mais habitual a presença de amigos de outras Regiões, que apenas se deslocam pelo prazer de estarmos juntos e de estreitar os laços, entre todos, os tais "mesmos", que não temos possibilidade de aumentar, porque somos insubstituíveis. Não temos duas oportunidades! Ou aceitamos ou abdicamos!

Quanto ao ser "sempre a mesma coisa", deixo que as imagens falem:
Clica na imagem para ver o video

Lista da presenças no final do filme!                           

3 comentários:

  1. Nem que seja para encontrar sempre os mesmos, claro que vale a pena!
    São sempre grandes dias, que acabam por se tornar curtos (mais curto ontem porque o clássico da 2ª circular se intrometeu, porque senão teria sido maior a festa...).
    Foi tão curta que não houve tempo para o Pedro dar uso ao seu bandolim, que precavidamente trouxera de Sines... Fica para a próxima Pedro!

    ResponderEliminar
  2. ..."com a mesma coisa"...e "sempre com os mesmos", OU NÃO....o que é preciso é continuar SEMPRE!
    PARABÉNS AOS PRESENTES e a quem nos presenteia com este magnifico trabalho (Que, ao menos, os ausentes reconheçam)!

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos desculpem o meu atraso relativamente a este comentário pois não me foi possivel por motivos profissionais.
    Haveria de ser a minha primeira presença neste encontro da zona sul e que acho gratificante toda esta camaradagem, foi optimo e quero daqui mandar a todos e especialmente ao Messias um grande abraço e espero encontrar alguns no dia 10 no encontro de Natal em Guimarães.

    Presidente da AAVD
    António Moura

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante.
Obrigado