segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Fomos um Povo no dia 29!

José JESUS-AMARO, svd

Foram chegando... a medo... devagar... olhares e cumprimentos mais ou menos efusivos... conforme as caras eram mais ou menos familiares (conhecidas). Mas chegaram! E muitos! E bons... desmentimos o ditado de que a qualidade é inimiga da quantidade... como se houvesse qualidade sem quantidade... e também não acredito que haja alguma quantidade sem nenhuma qualidade... acredito que no meio do tanto o difícil é encontrar o pouco ou o poucochinho. Mas anda por lá...
Dizer que gostei... é pouco. Senti uma enorme alegria e um raminho de emoção durante a eucaristia! Ressuscitámos um pedacinho da alma de outros tempos... e isso não só sabe bem, no momento, como nos transporta para os tempos que já lá vão e não vão voltar é certo, mas que sabe sempre bem recuperar na memória dos afetos.
Pelo prazer do que fomos e do que somos e porque não há pessoa sem memória nem povo sem história. E no dia 29 de outubro nós fomos um povo! Sabemos que a memória e a história se entrelaçam na vida de todos nós. Sabemos que ambas se cruzam e se tecem com os fios finos e brilhantes das cumplicidades, do companheirismo, da solidariedade, do lazer, e dos caminhos trilhados por tempos mais ou menos longos da partilha fraterna do pão e do murro e agora solidamente amarrados com o cimento dourado da amizade... a palavra mais bela que alguém já declinou e a mais desafiadora em qualquer vida pobre, rica ou remediada.
No sábado colocámos mais uns tijolos e alguma argamassa no edifício da gratidão que temos para com a instituição que nos ajudou a ser o que somos. É certo que os ingratos têm memória curta... mas nós felizmente não pertencemos a esse clube e manifestámo-lo no dia 29 com clareza. Estamos gratos à SVD. A nossa gratidão para com ela será eterna, como eternos são os abraços do nosso contentamento e o prazer que experimentamos, quando as vidas nos deixam cruzar uns com os outros, como aconteceu no sábado. Aliás, nós fizemos que acontecesse... que se fizesse memória futura. JJ-A.

1 comentário:

  1. Apesar de, por imperativos pessoais, não ter podido estar presente no dia 29, sinto-me parte integrante deste "povo". São também estes momentos que nos vão alimentando as nossas memórias e a nossa pertença à SVD. Agradeço a todos os que têm publicado textos e imagens que nos transmitem o que foi este econtro. Confesso que me sinto muito invejoso dos que estiveram presentes(apesar da inveja ser um dos pecados capitais - peço, desde já, perdão).
    Um abraço a todos
    António Rui Barata

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante.
Obrigado