domingo, 30 de janeiro de 2011

Mesa larga!

Mesmo assim foi necessário acrescentar lugares, para todos caberem!

À espera!...
Confesso que ao entrar no salão reservado para o jantar, com o Fernando Carvalho, senti uma grande apreensão quando vi aqueles lugares todos vazios. Improvisamos um local de destaque para a surpresa da noite, que nos foi, gentilmente, oferecida pelo nosso amigo António Colaço. Preparamos todos os equipamentos media e subimos para o lobby, onde já se encontrava uma boa dezena de convivas. As notícias que corriam eram optimistas, estão a chegar.... estão a chegar! E, passados alguns minutos, o lobby começava a ficar "acanhado", tal era a afluência há hora marcada.

Descemos, já perto do salão, para o wellcome drink e foi neste momento que dei conta da diversidade de gerações ali presentes. O espírito de grupo reinante era positivo e sentia-se a alegria do encontro no ar. Pelo meio de grupo, circulavam, discretamente, alguns elementos, mais assíduos nestes acontecimentos, que facilitavam, numa espécie de network espontânea, o contacto, servindo de "nó" entre os presentes. As coisas estavam a funcionar naturalmente e entre um copo de champanhe, um canapé e umas palavras, os laços foram ficando mais estreitos e as conversas fluíam pelo local com constantes apelos à memória e a relatos que ajudam sempre a reavivar o tempo. O jantar, pelas contas do incansável António Pinto, contou com doze presenças de elementos que nunca tinham estado nestes nossos convívios.
Assim, ao som dos "Bombos do Tortosendo", fomos entrando no salão e aquela mesa, enorme, foi sendo preenchida. De tempos a tempos lançava um olhar geral e comentava com o Fernando, os espaços desocupados... dou uma volta geral para conferir animos e passo junto ao Oscar, tendo comentado que ainda havia uns lugares que iam sobrar!... "Isso!...",  respondeu ele, "...vão é faltar!" concluí. Efectivamente o Fernando já andava numa fona a dar indicações aos colaboradores para acrescentar a mesa. Passo-me a ansiedade! E, quando tudo já estava arrumado... ainda chega o Jorge! Melhor não podia ter acontecido.

F. Carvalho, o fiel depositário da surpresa. 
O jantar decorreu, de acordo com a qualidade de serviço do Hotel Olissippo, a mestria do Chefe Vitorino e colaboradores e a exigência profissional do seu Director Geral, o Fernando Carvalho. Satisfação geral! Ainda decorria o repasto quando demos início a uma actividade criada para o momento e que fosse o motivo para a entrega da surpresa de que já falámos. Fez-se um apelo à veia poética de todos os presentes, e constituíram-se trios de jograis, passados 15 minutos já ecoavam, bem audíveis, as primeiras rimas, fruto de tanta inspiração. Procedeu-se à votação e, com uma larga margem de pontos, foi apurado o trio vencedor: o António Monsanto Registo, o Pe António Leite e o Eduardo Rego que, para além da inspiração, ainda emprestou a sua belíssima voz aos versos:
AQUI, NAS BORDAS DO TEJO,
ONDE OLISSIPPO ATRACOU,
QUE PRAZER ABRAÇAR AMIGOS
QUE O DESTINO SEPAROU.
A viola soltou os primeiros acordes e as canções brotaram, só de meia letra e muito lá-lá-lá... que a memória dos cantadores não é RAM! Mais um bom pedaço!

Assim, passamos um belo serão, reforçámos laços de amizade, que fortalecem os princípios e os valores que nos unem e justificam a nossa presença nestas iniciativas para que cada vez mais, os antigos alunos, "sejam a semente do Verbo Divino na sociedade civil".


Agora, a Lista de Presenças elaborada pelo António Pinto: 
  1. - Albertino Antunes
  2. - António Bento
  3. - António Casimiro Barata
  4. - António Natário
  5. - António Pinto
  6. - António Registo
  7. - António Rui Barata
  8. - Artur Santos
  9. - Daniel Reis
  10. - Eduardo Rego
  11. - Fernando Carvalho
  12. - Filipe Seguro
  13. - Francisco Magueijo
  14. - Henrique Barata Nunes
  15. - Henrique Neves
  16. - Jorge Man. Silva (Sobral S. Miguel) **
  17. - José Antº Martins
  18. - José Delgado
  19. - José Duarte Dias
  20. - José Gil Dias
  21. - José Manuel Eusébio **
  22. - José Quelhas
  23. - Leonel Mendes **
  24. - Lúcio Robalo Pereira **
  25.    e filho Vasco
  26. - Luís Garcia
  27. - Manuel Peres Sanches **
  28. - Manuel Reis Jorge **
  29. - Messias Gomes **
  30. - Miguel Alçada Batista **
  31. - Nelson Duarte
  32. - Nelson Mota Gil **
  33. - Nicolau Marques
  34. - Óscar Mota Gil
  35. - Patrick Morais **
  36. - Paulo Lucas **
  37. - Pe. António Leite **
  38. - Porfírio José Pinto
  39. - Ricardo Figueira
  40. - Vítor Carmo Baptista
  41. - Vítor Gaspar
  42. - Vítor Geraldes

NOTAS:  
- Estreantes (**)
- O maior evento do Blog foi o Almoço de Oleiros, em 30 Janº 2010, com 62 pessoas.
Este Jantar no Hotel Olissippo fica a ser o segundo mais participado de sempre com 42 convivas, tendo na inauguração destas jornadas de convívio, no mesmo local, em 30 Janº/2009, comparecido vinte ex-alunos. Ocupando o 3º lugar está o Jantar com o Pe. Lúcio, em 3 de Novº 2009, que registou 32 presenças.         
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante.
Obrigado