sábado, 17 de abril de 2010

CHUVA na PRIMAVERA!

Por António Pinto

Este pessoal que vive no litoral é “tramado”! Logo que vem um dia de Sol, vai de pensar que chegou o “verão” e toca de rumar até à beira-mar, ocupando esplanadas, outros estendendo-se nos areais a trabalhar para o “bronze”, não se inibindo os mais ousados de tomar uma banhoca no mar!

Eu sei que já se deu a floração nas árvores de fruta, com o colorido lilás dos pessegueiros e branco das ameixoeiras. No campo despertaram as plantas silvestres apresentando-se com tons multicores. Mas não podemos esquecer o adágio “Em Abril, águas mil!”

No ano corrente, os campos não têm carência de água, mas sendo época disso a “ana tereza” não está com complacências e as nuvens toca de “despejar” água nos terrenos encharcados que afluem às saturadas barragens! Mas que grande exagero para aqui vai…são só uns pingos de chuva…e pouco mais! Não se apoquentem que são só uns aguaceiros…quiçá, umas nuvens-bebés a fazerem xixi… A realidade é que Abril ainda vai a pouco mais de meio!

Estamos na Primavera e o Sol brilhará…mas essa ideia de acorrer às praias e fazer de conta que estamos em plena época balnear, tem se ser refreada, para não vos acontecer como à minha prima Maria, que ficou dez dias “de molho” devido ao excesso se sol na “moleirinha!” 

Façam como o “Xico” Barroso, que bebe umas “imperiais” na Portugália, e vai passear o cão ao Jardim Constantino…Enquanto isso ocorre…observa as garotas, a paisagem e as luzes, ouve o chilrear da passarada a procurar aconchego no arvoredo ao cair da tarde, e…contemplando a harmonia da natureza…pensa que está no paraíso!!!

Não sejam exigentes…contentem-se com o tempo que temos …e se querem mais calor…vão até ao Brasil ou outros países tropicais, mas se tal não for possível…pois os islandeses andam a atirar cinza para o ar…esperem um pouco, pois na próxima semana já haverá Sol com fartura!!!

Mas, entretanto, façam favor de ser felizes e alegrem-se que “tristezas não pagam dívidas!”

3 comentários:

  1. Pinto. Isto agora com o tempo a aquecer, o Constantino ainda é melhor que o paraíso. Está tudo cheio de brasileiras pouco vestidas e nem sabes o que um gajo imagina com umas imperiais na moleirinha.
    fbarroso

    ResponderEliminar
  2. Oh Xico! Por este andar o teu Presidente de Junta ainda te coloca aí umas hélices como as da Serra do Moradal para arrefecer o ambiente (e as tua imaginação...)!

    fcarvalho

    ResponderEliminar
  3. Arrefecer nunca!!! Senão começa outra vez na "medronheira", para aquecer!
    Deixa-o ao natural...

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante.
Obrigado