domingo, 28 de março de 2010

FESTA ATÉ ÀS TANTAS

António Pinto

Conforme estava programado, realizou-se em 26 de Março mais um JANTAR do grupo do Blog Sabor da Beira, na Valenciana, em Campolide/Lisboa. 


Os convivas foram chegando, cumprimentando-se efusivamente, pois alguns frequentaram o seminário na mesma época, e outros já se conhecem destas andanças, pelo que se formou um grupo coeso e comunicativo. Há a assinalar a estreia nesta actividade do Manuel João e do António Registo, a quem os presentes deram as boas-vindas.

Com a mesa posta em sala reservada, o pessoal foi-se deliciando com as variadas entradas e salgadinhos, regadas com vinho branco, enquanto conversavam com o parceiro do lado. Seguiu-se o prato de carnes grelhadas mistas, com guarnição de batatas fritas e esparregado, e tintol de Ambriz para aconchegar. De pois da sobremesa veio o café, acompanhado com medronheira da produção do Fernando Carvalho. Refira-se que o Xico Barroso não usou o copo de balão para o digestivo, pois preferiu beber “água do Moradal” para marcar diferença! 

No meio da animação surge uma viola, que passou de mão em mão, até que veio parar às mãos do António Registo, que dedilhando as cordas produziu o som das notas musicais, que foram cantadas pelo solista José Freire, acompanhado pelo coro dos presentes. Em surdina, o Xico Barroso comentou que seria bom registar estes momentos em que o Registo “está a chegar aos céus”! De canção em canção, chegou-se ao fado em que o tocador da viola cantou a solo o Fado do Embuçado, sendo bastante aplaudido no final. O Freire ripostou com a narrativa cómica da história de Portugal.

Nova intervenção do Xico para revelar que demorou oito dias para baptizar o seu cão, e após duas horas de debate com os três filhos resolveram dar-lhe o nome de “Luka”. O Casimiro queixou-se que em anterior jantar esteve quase duas horas à espera do Xico Barroso na Praça de Londres, enquanto este andou a passear o cão para fazer o “presente”. Pegando na deixa, o Freire cantou o tema humorístico “Aga aga, aga cão, já _agaste ainda não”! Entrando na paródia o Casimiro entoou o “Tacho olha o penacho, tacho!!!”

Este convívio de beirões terminou em apoteose, com todo o grupo a cantar os tradicionais temas “Oh Castelo Branco” e “Oh que lindo chapéu preto”. Estiveram presentes 16 elementos, um número ligeiramente inferior ao habitual, devido às férias escolares da Páscoa, em que alguns frequentadores do grupo se ausentaram de Lisboa, ou tiveram motivos impeditivos. Mas há a realçar a grande animação com que decorreu este convívio, que deu para “desopilar” e fazer uma pausa na labuta diária. A solidariedade com o Cardoso, da Barreira/Leiria não foi esquecida!

Deu-se a debandada, levando cada um vontade de voltar no próximo a 28 de Maio, continuando a ligação a ser mantida através do Blog Sabor da Beira!

JANTAR do BLOG – 26 de Março
           PRESENÇAS:
- António Casimiro Barata
- António Pinto
- António Registo
- Artur Santos
- Daniel Reis
- Fernando Carvalho
- Francisco Barroso
- Henrique Barata Nunes
- João Geirinhas
- José Freire
- José Martins
- Manuel Augusto João
- Nicolau Marques
- Quim do Moradal
- Tó Mané Marcos
- Vítor Gaspar

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante.
Obrigado