terça-feira, 24 de novembro de 2009

UMA LUFADA DE AR FRESCO - Por A Pinto


A criação do Blog Sabor da Beira veio preencher um vazio existente, proporcionando um espaço de comunicação entre os antigos alunos verbitas. Sem esta tertúlia o contacto estava restringido à comparência nas actividades regionais, que se limitavam ao Magusto e à Sardinhada. Quando calhava em dias em que já se tinham assumido outros compromissos, a participação ficava adiada por mais um ano. Restava a comunicação através do Lux Mundi, para irmos mantendo alguma ligação à associação.

O contacto através do Blog e a realização de um jantar de dois em dois meses, veio criar mais hipóteses de convívio entre os verbitas da Zona Sul. Havendo seis jantares ao longo do ano, quem falha uma data por afazeres, fica com a possibilidade de participar no seguinte. Mesmo quando não se vai, pode-se “saber como foi” logo em cima do acontecimento através do Blog.

Outra vantagem é que podemos ir “beber água à fonte”, quando temos tempo disponível para isso, pois cada um acede à página da Internet quando lhe dá jeito e tem tempo para tal.

Como observador atento da vida associativa, constato que se gerou uma nova dinâmica com o Blog, que tem uma capacidade de rápida mobilização, servindo como exemplo o Jantar de homenagem ao Pe. Lúcio, que foi convocado com uma antecedência inferior a dois dias. Por outro lado, temos à nossa disposição um espaço de diálogo e comentário sobre o que é exposto. È um sítio onde podemos opinar sobre assuntos de interesse geral, que tem proporcionado reflexões interessantes! E ainda … local de notícias da nossa gente!!!

Há a referir que foi através do Blog, que o Irmão Amaro deu a conhecer a carência do ex-aluno Cardoso, gerando uma onda se solidariedade que se mantém até o problema estar solucionado, ou seja, a casa reconstruída e ele dispor de uma habitação digna para morar com a mãe.

Já que me estou a manifestar, permitam-me que registe um “ se não”, que me deixou um pouco triste. Refiro-me ao Jantar de 22 de Maio/2009, em que foi feito um apelo à participação no Encontro Anual de Fátima, e dos 23 presentes ninguém fez um esforço para lá estar! (Salvo três mais antigos que são habituais neste evento). Mas há a registar a boa adesão do pessoal ao Encontro do Tortosendo e ao Magusto de Lisboa. Estou confiante em que a resposta ao Encontro de Fátima/2010, já marcado para 29 e 30 de Maio, possa merecer uma boa presença dos tertúlios do BLOG Sabor da Beira.

Nesta data do 1º aniversário, felicito os mentores desta bela ideia de lançar o BLOG, os que têm mandado textos e fotos, bem como todos os utilizadores, e de modo especial o “grande mentor da página” e o “organizador dos jantares”, os nossos Vítor Baptista e Fernando Carvalho.

Saudações a todos, menos a um, e até sempre

António Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante.
Obrigado